Educação Especial para o Trabalho

Projeto "Transição Escola / Trabalho"

Justificativa

Uma das maiores dificuldades da pessoa com deficiência intelectual é desenvolver-se com autonomia e independência, fator de grande peso quando se pretende sua inclusão social e inserção no mundo do trabalho. As famílias, ou por superproteção, ou por equivocada concepção de incapacidade para o trabalho e para a vida independente, nem sempre conseguem estimular esse desenvolvimento.

As empresas buscam mão de obra capacitada em termos de competências, habilidades e hábitos gerais e específicos para o trabalho. Por sua vez, os educandos da APAE, necessitam de “treinamento em serviço”, ou seja, experiência em situação real.

Assim sendo, o presente projeto se faz\ necessário, tendo em vista oferecer ao educando capacitação condizente com as atuais exigências do mercado de trabalho e com o movimento de empoderamento e de vida independente e produtiva. Por outro lado, as empresas precisam oferecer acessibilidade atitudinal, arquitetônica e metodológica, para sem inclusivas. A transição escola/trabalho acompanha uma tendência mundial. A Declaração de Salamanca assevera que: “os jovens com necessidades especiais devem receber ajuda para fazer uma eficaz transição da escola para a vida adulta produtiva. As aescoladevem ajudá-los a se tornar economicamente ativos e prover-lhes as habilidades necessárias no dia-a-dia, oferecendo treinamento em habilidades que respondam às demandas sociais e de comunicação e às expectativas de vida adulta. Isto requer tecnologias apropriadas de treinamento, incluindo a experiência direta em situações de vida real fora da escola...”

Objetivo Geral

Identificar interesses e potencialidades dos educandos e desenvolver competências, hábitos e habilidades para o desempenho de tarefas laborais, tendo em vista seus direitos e deveres de cidadania.

Objetivos Específicos

- Desenvolver hábitos de higiene corporal e do vestuário.

- Desenvolver ou ampliar a independência e autonomia em locomoção nas ruas a pé ou em transportes coletivos.

- Melhorar ou ampliar a comunicação e a socialização, construindo habilidades de cortesia e convivência saudável.

- Conhecer e usar meios de comunicação (telefone, correio, internet).

- Construir conceitos de medidas, grandeza, sistema monetário, orientação no espaço e tempo.

- Propiciar vivências que contribuam para a compreensão e valorização do trabalho (aspectos éticos e filosóficos).

- Concretizar noções básicas do mercado de trabalho: legislação, solicitação de estágio / emprego, solicitação de documentação, natureza e funcionamento de empresas, etc.

- Aprender em situações reais, habilidades específicas de determinadas tarefas ou atividade laboral (como estagiário ou aprendiz) antes de ser contratado como funcionário.

Conteúdos Desenvolvidos

- Identificação pessoal.

- Atividades de Vida Diária (higiene,alimentação e apresentação pessoal).

- Uso de cartão (passe livre) em transporte coletivo ou pagamento de passagem e itinerários.

- Interpretação de sinais de trânsito e normas de segurança nas ruas.

- Endereços.

- Interpretação de relógios e calendários.

- Uso de telefones (celular, orelhão e fixo) e internet.

- Sistema monetário nacional.

- Conceitos de grandeza.

- Habilidades acadêmicas (noções de matemática, leitura e escrita).

- Regras de convivência e habilidades sociais.

- Profissões.

Metodologia

- Bases teóricas: Currículo Funcional Natural, teorias cognitivas e behavioristas, teorias de Vigotski, de Gardner (Inteligências Múltiplas) e de Paulo Freire.

- Os educandos serão capacitados em pequenos grupos (máximo 03) ou individualmente, sendo acompanhado por professora habilitada (“coach”) em todas as etapas até desenvolver condutas adequadas e atingira sua autonomia e independência pessoal.

- Os educandos serão continuamente sondados com relação às áreas de interesses, potencialidades e perfil pessoal por meio de questionários escritos ou entrevistas orais, de acordo com sua escolaridade.

- Para desenvolver conhecimentos sobre valores e uso de dinheiro, os educandos executarão cobranças (de produtos confeccionados por alunos), compras (pessoais ou para a escola) e efetuarão pagamentos de contas, boletos, carnês em bancos, lotéricas, lojas, etc.

- Serão realizadas visitas às empresas e repartições públicas e privadas, com atividades programadas de acordo com a natureza da localidade: conhecimento sobre o mundo do trabalho, solicitação de documentos, pagamentos, compras.

- Os educandos participarão de reuniões semanais (dinâmicas) com temas sobre motivação, produtividade, hábitos e atitudes, auto-gestão. Legislação, etc.

- Na possibilidade de estágio, contrato de aprendiz ou postos de trabalho, a equipe fará sugestões de adaptações (apoios, procedimentos e ajudas técnicas especiais) se o educando, em razão de sua deficiência, não puder atender as exigências do cargo ou função.

- Assessoria da equipe em todas as fases de capacitação do educando até sua inserção no trabalho.

- Acompanhamento do aprendiz por um ano (estágio curricular ou contrato de trabalho).